top of page
  • 1. OBJETO

    Estabelecer o quadro que define a relação entre os players(Presidência, diretoria, conselho, patrocinadores, entidades de administração de desporto, clubes, comissões técnicas específicas, atletas profissionais e de base, funcionários de diversos setores, distribuidores, parceiros de negócios, clientes/torcedores e autoridades), fornecendo elementos que ajudam a garantir a transparência e a integridade da Organização.

    2. ALCANCE

    Para ABEX é muito importante que todos os executivos afiliados assumam permanentemente, em todas as suas ações, a prática de valores corporativos, princípios éticos e comportamentos expressos neste Código. A eficácia do Código de Ética e Conduta é estreitamente dependente do grau de compromisso com os valores que eles contêm. Na medida em que cada um de nossos associados livremente e conscientemente deverá ser racional, justo e coerente com os padrões de ação da entidade e orientar o seu comportamento em relação a eles.

    3. AUDIÇÃO

    O Código de Ética e Conduta da ABEX deve ser guia de ação, por excelência, para a nossa instituição e nossos associados. Para entidades de administração de desporto, clubes, técnicos, atletas, patrocinadores e clientes/torcedores, será o quadro ético que rege nossas relações com cada um deles, para a comunidade e a sociedade em geral. O padrão contra o qual avalia o nosso comportamento e compromisso com o social e o esportivo/empresarial.

    4. INTRODUÇÃO

    Reconhecendo a importância das relações dentro da organização e a mesma pessoa, o Código de Ética e Conduta visa estabelecer diretrizes genéricas esclarecendo o comportamento de nossos afiliados e também estabelece os valores atuais para cada membro da Associação. O objetivo é indicar os princípios e normas que orientam o comportamento e a conduta dos diretores executivos e demais players em exercício diário das atividades e tarefas. Também visa estabelecer a forma de dirigir, executar e realizar negócios e processos em princípios claros de ética, a fim de garantir que todos e cada um dos afiliados da entidade, mantenham uma reputação de profissionalismo, confiabilidade, integridade e responsabilidade. Isso só é alcançado se todas as pessoas no desenvolvimento do seu trabalho, tanto direta como indiretamente, agir de acordo com esses princípios.

    5. VALORES CORPORATIVOS

    Adaptabilidade: A atitude do Executivo de futebol para responder de forma rápida, eficaz e eficiente às constantes mudanças no ambiente interno e externo do clube;

    Compromisso: Atendimento aos stakeholders(diretoria, conselho, equipe técnica, atletas, mídia, patrocinadores, torcedores, parceiros comerciais), identificando os objetivos, dirigindo processos e executando tarefas com eficiência, honestidade e liderança;

    Eficácia: A capacidade da organização, em termos de agilidade e flexibilidade para atender aos objetivos que atendam as necessidades das partes interessadas, otimizando o uso dos recursos disponíveis;

    Honestidade: O Executivo de futebol envolve o desempenho das tarefas associadas com as premissas e códigos da ABEX, com o clube e demais envolvidos, com equidade e respeito pelos princípios éticos e morais;
    Responsabilidade: É a apropriação do trabalho sério, espírito de serviço e de equidade, para assegurar o cumprimento atermado dos compromissos e alcançar a satisfação daqueles que recebem e prestação dos serviços do Clube ou Entidade de Administração de Desporto.

    6. INFORMAÇÃO

    6.1 SEGURANÇA E QUALIDADE DA INFORMAÇÃO - A ABEX buscando garantir a segurança e a qualidade das informações tratadas por diferentes meios de distribuição de serviços aos clubes, entidades de administração de desporto e associados, apresenta definições relacionadas com os critérios de confidencialidade, integridade, disponibilidade, eficácia, eficiência e confiabilidade que permitem cumprir este objetivo;

    6.2. INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL - É a informação que tem como objetivo principal a salvaguarda dos interesses da ABEX, portanto, deve ser tratado com a devida discrição e conhecimento apenas por pessoas autorizadas;

    6.3. INFORMAÇÃO PÚBLICA - É a informação que pode ser entregue ou publicados sem envolver prejuízo para os outros e violação dos princípios, sistemas e processos de negócios. Entende-se, portanto, que é aquele que não é confidencial;

    6.4. INFORMAÇÕES DE RESERVA - Nenhum executivo afiliado deve divulgar informações privilegiadas e confidenciais relacionados com a entidade ou clube, ou usar em benefício próprio ou de terceiros. As informações obtidas em virtude da relação com a entidade ou clube, associados, ou fornecedor relacionado, que não está disponível publicamente, são confidenciais e não devem ser divulgadas sem a aprovação da ABEX ou na forma autorizada pela autoridade competente.

    7. SISTEMAS MEDIÇÃO DA EXECUÇÃO E APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

    As políticas e procedimentos para a prevenção da conduta do Executivo de Futebol são concebidos como medidas de controle para impedir que a ABEX ou clube possam ser usados para dar a aparência de legalidade a transações provenientes de ações indevidas, e garantir a segurança e a transparência do exercício das função. Para assegurar o cumprimento destas regras e princípios por parte dos afiliados em todos os níveis, será necessário o seguinte:

    1.Divulgar o Código de Ética e Conduta a todos os níveis da entidade, para garantir o seu conhecimento e adesão aos seus princípios.

    2.Fazer a entrega formal do Código de Ética e Conduta a todos os executivos afiliados, deixando o recebimento de forma escrita e compreensão do conteúdo.

    3.Responder a quaisquer perguntas que possam gerar um conflito de interesses ou práticas não autorizadas, bem como:
    - Analisar as preocupações, de acordo com os procedimentos legais e operacionais e administrativos estabelecidos pela ABEX.
    - Se ainda estiver em dúvida, verificar com as autoridades competentes para qualquer tomada de decisão relevante.
    - Se necessário, consultar assessores externos, deixando claro que deve haver total garantia da legalidade do processo e / ou atividade, e a transparência do mercado.
    - Avaliar periodicamente o cumprimento das regras, políticas e procedimentos que existem na organização, a fim de aplicar as correções e adaptações necessárias para minimizá-los.

    8. SANÇÕES

    Este Código de Ética e Conduta contém os princípios e regras que regem cada um dos diferentes níveis da ABEX, por isso é obrigatório. O não cumprimento das disposições do presente Código deverá ser considerado como falta grave e resultará na imposição de sanções administrativas adequadas aplicáveis a cada caso, sem prejuízo das consequências legais que possam surgir. Para a qualificação da infração e a aplicação de sanções serão consideradas fatores, tais como a reincidência, perdas para os afiliados da ABEX, violações ao limite, entre outros.

    9. DECLARAÇÃO

    A ABEX para manter e garantir um comportamento ético em cada uma de suas performances e cumprimento das suas responsabilidades para com as Entidades de Administração de Desporto, clubes, imprensa, patrocinadores, comunidade de negócios, clientes/torcedores, fornecedores e afins afiliados, adotada entre outros princípios básicos:

    1.Bom comportamento e bom desempenho em todos os campos;

    2.Respeitar e ser leal ao bom nome, imagem, reputação e prestígio da ABEX;

    3.Adotar e implementar medidas para garantir a prestação de serviços de qualidade;

    4.Mostrar respeito e transparência em todas as ações com colegas, dirigentes, fornecedores, colaboradores, imprensa e torcedores;

    5.Promover o cumprimento das boas práticas administrativas na gestão de pessoal que levam ao bem-estar dos colaboradores, a sua segurança, desenvolvimento integral e de crescimento pessoal;

    6.Colaborar corretamente na revisão e verificação das operações e atividades das agências de controle, auditoria e fiscalização;

    7.Promover um ambiente de trabalho apoiado na segurança de funcionários e instalações;

    8.Respeitar o ambiente interno e externo da entidade.

    10. COMPORTAMENTOS ÉTICOS

    Todos os afiliados devem agir de forma adequada, respeitosa e transparente, tanto em suas relações internas no clube e nas relações com executivos de futebol e dirigentes, agentes, patrocinadores, imprensa, torcedores e outros terceiros, para o ambiente em que eles interagem, e assim, para cumprir suas responsabilidades.

    Na tabela seguinte são enquadrados comportamentos associados com cada um dos princípios éticos:

    a. Respeitar e ser leal ao bom nome, imagem, reputação e prestígio da ABEX. Os afiliados devem agir em nome da ABEX de acordo com as recomendações a que foram atribuídos e / ou delegadas diante do seu estatuto. A nenhum afiliado está autorizado a exercer a representação ABEX para além das competências específicas expressamente atribuídas pela Direção.

    Os afiliados que compõem a Associação, devem manter ou apreender informações confidenciais, também devem estar cientes de que determinados assuntos foram fornecidos para ajudar a guiar as suas responsabilidades diante das suas ações. Pela mesma razão, devem garantir absoluta discrição no uso dos mesmos, limitando a divulgar apenas para aqueles funcionários, que também por razões estritas de suas responsabilidades, devem saber.

    Qualquer dúvida deve ser colocada à diretoria, ou consultar a Comissão de Ética e Conduta da entidade. Discrição implica custódia e preservação de documentos e informações que cada afiliado no curso normal das suas funções, para a qual deve levar em conta a política de gestão da ABEX e do clube que dirige.

    O uso indevido de informações confidenciais pode trazer consequências, que podem afetar a ABEX implicando na imagem dos seus afiliados. Qualquer propriedade intelectual gerada ou adquirida pela ABEX é para seu uso exclusivo. Inclui: Conteúdos científicos e programáticos, Artigos, Notas, Informativos e materiais de referência, Relatórios de estudos, Software, Programas e ou plataformas, Sistemas de processamento de dados, Bancos de dados, Receitas, produção e perfis de afiliados. De nenhuma maneira deve comprometer a integridade dos programas e dados que compõem o sistema de informação da ABEX, deve ser protegida contra qualquer tentativa de posse para uso pessoal ou para a manipulação intencional.

    A ABEX não tem qualquer relação comercial/empregatícia com as entidades de organização do desporto, clubes ou afiliados que se desviem das normas éticas, atividades ilícitas ou tratamento degradante, ou de não cumprir a legislação completa e abrangente.

    b. Dê uso adequado aos artigos feitos pela ABEX. Todos os afiliados da ABEX devem agir adequadamente protegendo seu perfil e sua imagem. Devem acercar-se de Informações técnicas, desenvolvimento de projetos e processos, produção técnica/científica, diretrizes e serviços.

    Os sistemas para os meios de comunicação do Executivo de Futebol que adota a ABEX e aos quais estão devidamente orientados os afiliados para exercerem suas funções em clubes de futebol ou entidade organizadora de evento desportivo, são propriedades da ABEX, para finalidades próprias.

    11. PRINCÍPIOS E POLÍTICAS GERAIS

    Medidas aplicáveis à prevenção e controle de atitudes inadequadas de executivos serão tomadas pela ABEX, obedecendo seu código de conduta e ética. Os Executivos afiliados à ABEX devem ser diligentes e exercerem o devido cuidado no conhecimento e na gestão das operações técnicas em seus clubes ou na representatividade dos mesmos.

    Devem conhecer o estatuto do clube; Analisar e dimensionar o orçamento para cada operação, a receita gerada e suas fontes; Ter visão sistêmica (ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo) no Quem?, O que?, Onde? Para que? Como? Quando?; Estudar e dominar regulamentos; Conhecer os diversos setores e fatores que regem um departamento de futebol no clube; Captar, selecionar e montar setores e elencos em suas divisões; Verificar as informações fornecidas a ele e por ele emanadas; Planear estrategicamente e organizar as ações gerenciais de cada setor; Dirigir com sapiência, expertise, firmeza e segurança, controlando as variantes e variáveis de intervenção. De qualquer forma, em qualquer caso, o resultado esperado de um processo deve interferir na tomada de decisão objetiva do Executivo sobre determinado assunto.

    De acordo com as considerações acima, a ABEX adota as seguintes políticas:

    A) Incentivar a cultura institucional no Sistema de Qualificação Contínua dos seus setores;

    B) Estabelecer o dever responsável pela conformidade administrativa e de controle, bem como a todos os players, para garantir a conformidade com os regulamentos internos e demais disposições;

    C) Estabelecer diretrizes para a prevenção e resolução de conflitos de interesses;

    D) Incorporar diretrizes mais rigorosas ligando afiliados a fatores depreciativos da função com monitoramento das questões em pauta;

    E) Adotar orientações abordando os fatores de risco e os riscos associados ao desgaste da imagem e da função;

    F) Garantir a confidencialidade das informações comunicadas;

    G) Estabelecer as penalizações que a falha da conduta demandar;

    H) Incorporar exigências da função para afiliados ABEX em conformidade com regras em matéria de gestão técnica de futebol. Princípio do " conheça o seu afiliado ", A rigorosa política de " afiliados para conhecer " é uma ferramenta importante e eficaz para prevenir e detectar os processos e meios de conduta utilizados pelo associado ABEX. Uma boa política a este respeito permite que a entidade venha cumprir os requisitos legais e promover o cumprimento das práticas gerenciais/governança corporativa( sistema pelo qual os clubes e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas), protegendo, assim, a reputação e credibilidade da instituição e reduzindo o risco de que seus serviços possam ser utilizados por qualquer um em qualquer lugar. A ABEX deve garantir a identificação, competências e experiências com o futebol dos seus afiliados, antes de estabelecer relação afiliativa com eles.

    Os afiliados da ABEX são obrigados a seguir o estatuto e todos os passos necessários para alcançar a identificação da entidade, sem modificação de qualquer espécie.

  • Nomenclatura da Profissão

    ► Executivo de Futebol

    Área de Atuação

    organograma1.png

    Formação sugerida

    ► Ensino Superior Completo.
    ► Conhecimento da Legislação Esportiva.
    ► Conhecimento em registros e Transferências.
    ► Conhecimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
    ► Noções básicas de Informática.
    ► Conhecimento da língua inglesa.

    Código de Ética

    ► Clique aqui para visualizar

    Relação com Treinadores

    ► Construir e estabelecer uma confiança recíproca entre as partes.
    ► Esclarecer que as diretrizes do trabalho sempre serão definidas pela Instituição.
    ► Não vincular-se a carreira do treinador.

    Relação com Atletas

    ► Implantar Manual de procedimentos, por escrito.
    ► Promover demonstrações periódicas das normas, através de palestras e/ou reuniões.
    ► Estabelecer limites de relacionamentos.
    ► Fazer obedecer a hierarquia do clube.
    ► Manter contato freqüente, visando identificar possíveis problemas com antecedência prévia.

    Relação com Agentes

    ► Estabelecer uma relação estritamente profissional.
    ► Evitar manter reuniões individuais.
    ► Ter a máxima transparência nos acordos.
    ► Formalizar 100% das negociações. Escrever todos os detalhes das tratativas e apanhar assinatura das partes.

    Relação com Investidores

    A) Investidores Financeiros (aqueles que não têm relação direta com o atleta).
    ► Direcionar os contatos para os Departamentos específicos.
    ► Indicar e orientar o clube quanto a captura de investidores para negociações e contratações.
    ► Não permitir nenhuma interferência do investidor nas decisões do Departamento de Futebol.
    ► Não assumir compromisso com investidores.

    B) Investidores Pessoais (aqueles que trazem o atleta para o clube mediante participação societária nos direitos econômicos).
    ► Negociar dentro dos padrões do clube com aqueles investidores que façam o suporte extra-campo à carreira dos atletas.

    Relação com Setores Administrativos

    ► Esta relação deve ser a mais harmoniosa possível, com processos bem consolidados, buscando a máxima otimização e agilidade dos procedimentos.

    Relação com a Imprensa

    ► Manifestar-se em assuntos de extrema relevância.
    ► Posicionar-se nas crises.
    ► Afastar-se ao máximo da imprensa para trabalhar com tranquilidade deixando à cargo da direção os pronunciamentos oficiais.
    ► Manifestar-se apenas sobre os assuntos do cotidiano.

    Relação com a Torcida

    ► Não deve existir relação direta do Executivo de Futebol com a torcida.
    ► A relação deve ser institucional.

    Relação com Redes Sociais (Internet)

    ► Jamais deve existir o relacionamento de um Executivo de Futebol através das redes sociais.

    Relação com Entidades de Administração

    ► Se fazer atuante tecnicamente junto à Federação e à Confederação, participando de todos os eventos relativos ao futebol.
    ► Preferencialmente participar das reuniões de negociação de cotas de televisão visando ter total conhecimento do orçamento disponível para execução de seu trabalho.

    Relação com Sócios

    ► Ser o elo do Departamento de Futebol com o Marketing do clube na elaboração de procedimentos e rotinas que visem a fidelização cada vez maior do quadro social, criando processos de aproximação do executivo , atletas e comissão técnica com os sócios.

slide2__1_-removebg-preview.png

ABEX Futebol - Associação Brasileira dos Executivos de Futebol. 2025 © Todos os direitos reservados.

bottom of page