ABEX FutebolImprensa ► Futebol: a gestão além do coração
Facebook Twitter

Futebol: a gestão além do coração



Que o futebol seja uma preferência nacional, isso ninguém discute. Afinal, que atividade de entretenimento consegue ser tão plural na sua aderência pública, permeando com tanta fluência as classes da estratificação social e etária, integrando ricos e pobres, jovens e velhos, como se ludicamente o mundo girasse em torno de uma bola, um campo e um grito de gol?

Porém, se o futebol é emoção, fruto da paixão que dele emana, a gestão do futebol, há muito, passa longe desta passionalidade que o fomenta. O outrora amadorismo que tanto colorido romântico emprestou ao ambiente do futebol, a cada dia cede lugar ao avanço de metodologias que moldam as mais modernas práticas da administração empresarial.

Nesse contexto, posiciona-se a gestão profissional do futebol, um processo pelo qual são integradas competências (conhecimento, habilidades e atitudes), métodos, técnicas e melhores práticas no sentido de administrar e potencializar à excelência o desempenho de todo o capital humano pertinente e gerador de valor ao ambiente deste esporte.

Constituída por uma equipe interdisciplinar – envolvendo profissionais da área médica, administrativa, técnica e atletas – a gestão do futebol requer na condução um executivo capaz de harmonizar a relação entre estes integrantes, conduzindo à execução das políticas definidas pelo corpo diretivo, estabelecendo sintonia funcional e canalização de esforços no sentido de preservar o cumprimento de diretrizes operacionais ao alcance de objetivos e metas previamente traçados à realização.

Ou seja, o futebol segue sendo movido pela emoção e, com toda a certeza, independente do tempo, não encontrará outro combustível capaz de substituir a força do elemento paixão. A condução do futebol, no entanto, deve seguir os avanços do mundo competitivo, fazendo integrar à dinâmica desse ambiente o uso de ferramentas gerenciais capazes de assegurar condições de potencializar a congruência entre o sonho e a realidade, o planejado e o realizado, o desejo e a conquista.

Newton Albuquerque Drummond é Diretor de Eventos da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol, e foi Executivo de Futebol do Sport Club Internacional e do Esporte Clube Vitória. Clique aqui para ver o currículo.